Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de abril de 2010

MODELOS DE TONER(CARTUCHO IMPRESSORA LASER)


O toner pode variar bastante de acordo com o modelo da impressora, na maioria dos casos pode ser recarregado diversas vezes e é composto de 4 peças (cilindro, rolo magnético, PCR e lâmina de limpeza).
Abraço a todos !!!

O QUE É LAMINA DE LIMPEZA ?


LÂMINA DE LIMPEZA: como o nome sugere, sua função é limpar o cilindro, se ressecada apresenta: 1) listas verticais 2) em casos mais graves, grandes manchas na impressão.

O QUE É ROLO MAGNÉTICO ?


O rolo magnético tem a função de carregar negativamente o toner, tranferindo-o do reservatório para o cilindro, seu mal funcionamento causa: 1) falhas na impressão e baixa resolução 2)página em branco. Salvo alguns modelos da HP que utilizam uma mola anexado ao rolo magnético que se rompe com facilidade, um rolo magnético dura bastante, geralmente mais de dez recargas.

Abraço a todos !!!

O QUE É CILINDRO ?


O cilindro é a peça mais importante do cartucho(TONER), pois é ele quem projeta a imagem no papel. Pode apresentar três tipos de defeito: 1) impressão clara devido a um desgaste natural de sua camada fotocondutora; 2) manchas laterais contínuas decorrente da descamação da película nas extremidades, aonde sofre maior desgaste; 3) e manchas aleatórias que se repetem 4 vezes ao longo da impressão. Geralmente um cilindro suporta quatro recargas.

Abraço a todos !!!

O QUE É TONER ?




Toner é uma tinta em pó usado nas impressoras a laser e fotocopiadoras para formar
texto e imagens em papel. As partículas do toner são derretidas pelo calor do rolo fusor enquanto o papel é impresso. Primeiramente era simplesmente pó de carbono. Atualmente, o carbono é misturado com um polímero, aumentando significativamente a qualidade da impressão. O polímero usado varia entre os fabricantes, podendo ser Estireno Acrilato Copolímero ou Resina de poliéster. O tamanho das partículas de toner variam de 5 a 15 micrômetros.

Estão a ser desenvolvidas reduções no tamanho das partículas e a aplicação de novas tecnologias como a Emulsion-Aggregation vai produzir uma maior resolução.

O nome "toner" provém do inglês toner e significa tonalizador, mas também é usado de forma errônea para designar o reservatório do pó. O reservatório é uma espécie de cápsula cilíndrica que por sua vez fica numa caixa de plástico que pode ser removida do equipamento onde está instalada, possibilitando sua rápida substituição.

Abraço a todos !!!

A IMPRESSÃO A JATO DE TINTA




Se é a primeira vez que vai recarregar o seu cartucho pensamos que poderá ter interesse em conhecer um pouco sobre a tecnologia da impressão a jato de tinta. Sem pretensões e de um modo muito simples descrevemos a seguir o processo.

A impressão a jato de tinta é básicamente a projeção no papel da tinta existente num reservatório (o cartucho) por uma ação térmica ou eletromecânica de uma cabeça de impressão (que pode estar no cartucho ou dentro da própria impressora).

A cabeça de impressão é composta básicamente por um numero variável de "jatos", numero este que em algumas impressoras chega a atingir as centenas, e aos quais se ligam uns filamentos ocos que conduzem a tinta e que são várias vezes mais finos que um cabelo humano.

Na tecnologia térmica (maioria das HP, Lexmark e Canon e algumas Epson) os "jatos" estão electrónicamente ligados a resistências eléctricas as quais aquecem a tinta a elevadas temperaturas (centenas de graus) criando uma bolha de ar que empurra a tinta para o exterior e a deposita sobre o papel. Quando a resistência se apaga a tinta arrefece. Algumas das impressoras mais modernas que utilizam esta tecnologia conseguem aquecer, arrefecer e reaquecer a tinta à velocidade surpreendente de 9.000 vezes por segundo.

Na tecnologia eletromecânica (nas atuais Epson) não há utilização de calor. Os materiais especiais de que são feitos os "jatos" contraiem-se e expandem-se quando são atravessados por uma corrente eléctrica. Esta contração e expansão funciona como um êmbolo mecânico que impele a tinta com grande rapidez e precisão para o papel. É também conhecida como tecnologia piezoeléctrica.

Uma cabeça de impressão, esteja ela na sua mão como parte integrante de um cartucho ou no interior da sua impressora, é sem dúvida uma jóia da tecnologia moderna … e se pensarmos ainda que além de tudo o que já dissemos sobre a cabeça de impressão ela é também capaz de misturar cores com uma precisão incrível e a uma velocidade estonteante ... somos mesmo obrigados a considerar uma cabeça de impressão uma jóia tecnológica …
Não jogue no lixo o seu cartucho vazio … é como jogar dinheiro fora. Recarregue-o, poupe dinheiro e ao mesmo tempo proteja também o meio ambiente.

Abraço a todos !!!